Apenas mais uma de Amor - Parte I
"Cartas de Amor de Homens Notáveis" por Ursula Doyle
Para estrear, eu não poderia pensar em melhor livro senão esse! Escrito por muitos corações apaixonados e alguns partidos, essa belíssima coletânea nos desperta todas as emoções que o amor evoca em uma pessoa!
Sem mais delongas, o nascimento desse livro é um tanto quanto inusitado. Inspirada na série de drama americana "Sex and The City" estrelada pela fashionista Sarah Jessica Parker, foi lançado em 2008, o primeiro filme como sequência da trama da série: "Sex and The City - o filme".
Para dar uma contextualizada, o filme centra no casamento da Carrie e do Mr. Big que por sua vez está todo ligado a um livro antigo (ficcional, pois na época fora inventado apenas para enredar a produção cinematográfica) que reunia as cartas de amor dos grandes homens da história da humanidade.
Sim, eu sei que é Sex and The City, e que isso para alguns descredibiliza qualquer coisa que nasça ou esteja atrelada a série, mas o que aconteceu depois foi uma surpreendente busca nas livrarias por esse livro que até então só era um mero detalhe do filme.
Então a sagaz editora de livros britânica, Ursula Doyle, fez uma pesquisa e reuniu as tão aclamadas cartas de Amor que todos queriam ler! O livro "real" não contém todas as cartas do livro "do cinema", porém, não deixou a desejar em nada com relação a isso.
O livro é pequeno, tem 157 páginas, e em uma tarde você consegue devorá-lo tranquilamente (que por sinal foi exatamente o que eu fiz). E como vocês podem ver abaixo (por favor, não reparem minha cara de cansada!!!), o livro é lindo e muito fofo: Parabéns a Editora Best-Seller!!!
O texto é muito bem escrito. Dirão: "mas Emilly, o livro não é só com as cartas?!" Não meus caros, não são! Antes de cada carta, tem uma breve biografia de cada autor apaixonado que as escreveu e além disso tem um resuminho daquilo que se sabe sobre os romances dos pombinhos envolvidos.
Adorei essa sacada da autora, pois permite a nós, leitores, entender a real situação do casal. Por exemplo, tem-se aqui casais que a família ou a falta de saúde e condição financeira não possibilitava a união dos amados. Ou em alguns casos, apenas um coração estava cheio de amor. Em outros, não havia obstáculos sentimentais, mas havia a guerra, e por aí vai.
Fiquei emocionada com algumas cartas, com outras fiquei mais cética e com algumas com o coração totalmente apertado! Nessa coletânea conseguimos ver todas as facetas do amor sob, claro, as perspectivas masculinas.
"E quem são os autores das cartas afinal?", bem, são homens no mínimo notáveis! (risos) Brincadeira, gente, a maioria são escritores ou estão atrelados a algum tipo de arte. No final do livro, tem cartas-telegramas enviadas por soldados/militares que estavam em guerra. Ou seja gente comum, que fez a história, mas cujos nomes se perderam com o tempo... Mas tem também os insuperáveis Beethoven, Oscar Wilde, Charles Darwin, Napoleão, Plínio, o Jovem, Henrique VIII e etc.
Esse meu livro está todo rabiscado com caneta bic rosa, pra se ter noção do quão inspirada eu estava, nas minhas partes preferidas! Olha, me arrepiei com alguns trechos e fiquei encantada com a vitória do Amor que alguns casais conquistaram.
Não costumo ler muito romances de modo geral. Na verdade, eu só leio um romance por ano, que é o máximo que eu tolero, não por ter repulsa a esse gênero literário, mas porque é minha forma de mostrar meu respeito e guardar bem na memória a história lida, seja real ou fictícia. Mas esse livro teve um sabor todo especial porque são histórias verídicas, por mais fantasioso e cheio de ilusões que os textos estejam escritos, os autores realmente sentiram tudo aquilo, viveram tudo aquilo... E esse é o barato do livro!
Para quem gosta do gênero, recomendo. Para quem não gosta, acho que vale a pena ler para humanizar mais. Para quem está apaixonado e quer demonstrar o seu amor de formas diferentes, vai descobrir como com essas cartas. E para quem está precisando de inspiração, corre para a livraria agora!!
O livro não é tão caro assim, eu comprei por R$ 08,00 na época e, é um investimento que vale a pena.
Para fechar segue um trecho de minha carta preferida, escrita por Robert Browning para a sua esposa, Elizabeth Barreth, antes do casamento dos dois:
"Quando está repleto, o coração pode transbordar, mas a verdadeira plenitude permanece dentro dele... Palavras jamais poderão descrever com que perfeição te quero, ó absoluta amada do meu coração e de minha alma. Olho para trás e em cada momento, cada palavra, cada gesto, cada carta, cada silêncio - foste inteiramente perfeita para mim. Não mudaria nenhuma palavra, nenhum olhar. Minha esperança e minha meta são preservar este amor e não perdê-lo. Para tanto, confio em Deus, que o concedeu a mim e sem dúvida pode preservá-lo."
Quem se interessou seguem os links:
O twiter da Ursula: https://twitter.com/suladoyle
Loja Virtual da Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3003502/cartas-de-amor-de-homens-notaveis/
Loja Virtual da Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=22119925
Americanas Livros: http://www.americanas.com.br/produto/7148265/livro-cartas-de-amor-de-homens-notaveis

Comentários
Postar um comentário