Bola de Meia, Bola de Gude – Peter Pan
Meus
passarinhos e minhas passarinhas, tudo bem?! Olha eu toda mocinha, me
comprometendo mais com o blog!! (Risos)! Pois é, continuando a brincadeira, vou
sempre atrelar alguma resenha/indicação minha que fizer aqui com uma música. E
resenha dessa vez é sobre a obra literária “Peter Pan” do J.M. Barrie.
Sei
que a história já é bem batida, todo mundo conhece, a maioria já viu os filmes
tanto o animado de 1953 da Disney quanto o filme de 2003 (que eu vi no cinema
inclusive). Mas gente, essa história para mim não perde o encanto, e a
narrativa é uma graça do começo ao fim! É uma leitura bem gostosa que te dá
vontade de ser criança de novo e sonhar com a Terra do Nunca!
Antes
de falar mesmo sobre o livro, eu gostaria de falar primeiro sobre a edição de
bolso de luxo da Editora Zahar!
O material de muita qualidade e absurdamente lindo. Os livros da Zahar não são
muito baratos, mas valem muito a pena. A minha edição na realidade é parte de
uma coleção de Contos de Fada versão de bolso (mais pequeninha, porque a Zahar
tem livros maiores e com comentários) que vem com os livros do Peter Pan, O
Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas e Contos dos Irmãos Grimm. Mas a
Zahar tem livros também do Tarzan, dos Três Mosqueteiros, O corcunda de
Notredame e etc, que como sempre com o padrão Zahar de qualidade e perfeição
das edições.
Vamos
lá, não vou aqui ficar fazendo sinopse do livro porque todo mundo conhece já a
história, mas queria focar mais na beleza e na parte lúdica da narrativa. O
livro por ter uma linguagem infantil me deu algumas dificuldades para entender
algumas cenas e diálogos, pois a fluidez das crianças muitas vezes não tem
tanta coerência assim. E sobre isso, eu aplaudo de pé o autor, porque tive a
sensação de que as aventuras estavam sendo realmente narradas por uma criança
ou por algum personagem do Johnny Depp tipo o Jack Sparrow ou o Chapeleiro
Louco (rs)!
Mas
a história é bem leve e tem tantas metáforas lindas que li o livro quase que
todo sorrindo. Com certeza, quando eu tiver filhos, lerei para eles antes de
dormir.
E
particularmente falando, as personagens do livro me fizeram refletir bastante,
pois começando pelo Peter, tem algo em mim que me faz muito parecida com ele
que é a mania de inventar as coisas, de não gostar da rotina e de nunca perder
esse brilho e alegria que a infância tem. A Wendy já me lembra um pouco a
criança que fui: sempre apaixonada por histórias mas também muito responsável.
E até a Naná que me deu a vontade de ter um cachorro babá pra cuidar de mim! Rs
E
sem contar nas explicações que o autor deu sobre o nascimento das fadas (que é
quando o bebê dá a sua primeira risada ela se quebra e assim nascem as fadas) e
também da mensagem que ele passa sobre o que nos faz voar sem ter asas, que são
os pensamentos felizes, e o quão importante é sonhar e acreditar.
Eu já falei aqui o quanto acho importante em ensinar as nossas crianças a sonharem alto e acreditarem nos seus sonhos, porque esse simples ato gera em nós esperança e fé para continuarmos seguindo sempre em frente.
Super
recomendo a leitura que é bem rápida, pois o livro não é grande e a narrativa
voa junto com o Peter, Wendy, João, Miguel, Sininho e todos aqueles que sabem
que “qualquer menina vale mais do que dez meninos” (Risos). É brincadeira viu
gente?!
E
antes que me esqueça a música que as aventuras na Terra do Nunca me fizeram
lembrar é um dos maiores sucessos da banda nacional de MPB 14Bis:
Beijos
e boa semana!


Comentários
Postar um comentário