Bola de Meia, Bola de Gude – Peter Pan

Meus passarinhos e minhas passarinhas, tudo bem?! Olha eu toda mocinha, me comprometendo mais com o blog!! (Risos)! Pois é, continuando a brincadeira, vou sempre atrelar alguma resenha/indicação minha que fizer aqui com uma música. E resenha dessa vez é sobre a obra literária “Peter Pan” do J.M. Barrie.



Sei que a história já é bem batida, todo mundo conhece, a maioria já viu os filmes tanto o animado de 1953 da Disney quanto o filme de 2003 (que eu vi no cinema inclusive). Mas gente, essa história para mim não perde o encanto, e a narrativa é uma graça do começo ao fim! É uma leitura bem gostosa que te dá vontade de ser criança de novo e sonhar com a Terra do Nunca!

Antes de falar mesmo sobre o livro, eu gostaria de falar primeiro sobre a edição de bolso de luxo da Editora Zahar! O material de muita qualidade e absurdamente lindo. Os livros da Zahar não são muito baratos, mas valem muito a pena. A minha edição na realidade é parte de uma coleção de Contos de Fada versão de bolso (mais pequeninha, porque a Zahar tem livros maiores e com comentários) que vem com os livros do Peter Pan, O Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas e Contos dos Irmãos Grimm. Mas a Zahar tem livros também do Tarzan, dos Três Mosqueteiros, O corcunda de Notredame e etc, que como sempre com o padrão Zahar de qualidade e perfeição das edições.



Vamos lá, não vou aqui ficar fazendo sinopse do livro porque todo mundo conhece já a história, mas queria focar mais na beleza e na parte lúdica da narrativa. O livro por ter uma linguagem infantil me deu algumas dificuldades para entender algumas cenas e diálogos, pois a fluidez das crianças muitas vezes não tem tanta coerência assim. E sobre isso, eu aplaudo de pé o autor, porque tive a sensação de que as aventuras estavam sendo realmente narradas por uma criança ou por algum personagem do Johnny Depp tipo o Jack Sparrow ou o Chapeleiro Louco (rs)!

Mas a história é bem leve e tem tantas metáforas lindas que li o livro quase que todo sorrindo. Com certeza, quando eu tiver filhos, lerei para eles antes de dormir.




E particularmente falando, as personagens do livro me fizeram refletir bastante, pois começando pelo Peter, tem algo em mim que me faz muito parecida com ele que é a mania de inventar as coisas, de não gostar da rotina e de nunca perder esse brilho e alegria que a infância tem. A Wendy já me lembra um pouco a criança que fui: sempre apaixonada por histórias mas também muito responsável. E até a Naná que me deu a vontade de ter um cachorro babá pra cuidar de mim! Rs

E sem contar nas explicações que o autor deu sobre o nascimento das fadas (que é quando o bebê dá a sua primeira risada ela se quebra e assim nascem as fadas) e também da mensagem que ele passa sobre o que nos faz voar sem ter asas, que são os pensamentos felizes, e o quão importante é sonhar e acreditar.

Eu já falei aqui o quanto acho importante em ensinar as nossas crianças a sonharem alto e acreditarem nos seus sonhos, porque esse simples ato gera em nós esperança e fé para continuarmos seguindo sempre em frente.

Super recomendo a leitura que é bem rápida, pois o livro não é grande e a narrativa voa junto com o Peter, Wendy, João, Miguel, Sininho e todos aqueles que sabem que “qualquer menina vale mais do que dez meninos” (Risos). É brincadeira viu gente?!

E antes que me esqueça a música que as aventuras na Terra do Nunca me fizeram lembrar é um dos maiores sucessos da banda nacional de MPB 14Bis:




Beijos e boa semana!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Change the World – Crítica do Filme Song of The Sea

Oscar 2016 – Ex Machina